Grous

40 anos a contar grous

No próximo dia 22 de fevereiro, comemoramos 40 anos de contagens anuais dos grous (Grus grus) em Portugal, uma jornada cheia de dedicação, esforço e, acima de tudo, paixão pela natureza. Este evento pretende reunir todas as pessoas que, ao longo das várias décadas, contribuíram para esta missão de monitorização e conservação das populações de grous. É uma oportunidade de celebrar o que conseguimos alcançar, mas também de olhar para o futuro, com novas gerações de observadores a partilhar esta missão.

A nossa programação para este dia inclui uma visita ao campo, onde tentaremos observar os grous antes da migração pré-nupcial. O local a visitar será a Zona de Protecção Especial de Évora, em que participarão veteranos das contagens e malta nova da ornitologia, o que proporcionará momentos de partilha de saberes e histórias.

A terminar o dia, reunimo-nos para um jantar convívio, que terá lugar nas instalações dos Cantares de Évora (Monte Alentejano), onde a tradição e a música se juntam para criar um ambiente acolhedor e festivo celebrando o trabalho realizado ao longo destes 40 anos. Este jantar será o ponto de encontro entre gerações que se uniram por uma mesma causa e missão: a proteção e o estudo do nosso património natural.

Este evento também será um momento de recordar e homenagear aqueles que, infelizmente, já não estão entre nós, mas que fizeram parte da história destas contagens. Pessoas que, com o seu conhecimento, dedicação e amor pela natureza, ajudaram a construir o que hoje celebramos. O seu legado permanece vivo nas contagens e na memória de todos que, com eles, partilharam o campo e o compromisso com a conservação. Homenageamos esses camaradas e amig@s, que continuam a inspirar as futuras gerações. Esta homenagem fica partilhada na página Em Memória dos Guardiões dos Grous.

Convidamos todos os que estiveram envolvidos, seja em contagens passadas ou de forma mais recente, a juntarem-se a nós neste dia. A vossa presença é fundamental para tornar este evento ainda mais especial. Este é o momento de refletirmos sobre os progressos feitos e de traçarmos novos caminhos para o futuro dos grous em Portugal.

Vamos celebrar juntos 40 anos de observação, estudo e conservação. Não faltes a esta oportunidade de partilhar memórias, reforçar laços e criar novas amizades, tudo ao redor dos grous, que continuam a ser o símbolo de liberdade, longevidade, sabedoria e beleza.